Sobre nós

UM CLUBE, UMA ESCOLA - FUNDADO EM 29 DE JULHO DE 1987
O Évora Andebol Clube
Com três palavras se escreve …
É uma homenagem à cidade … Évora
à modalidade desportiva … Andebol
a todos que lhe dão vida … o Clube
A Cidade – No coração do Alentejo, património mundial, de gente trabalhadora, com seu casario branco destacando-se na imensidão da planície verde e loura, bela pelos seus monumentos, pela beleza das suas portas e janelas, pelo gosto refinado da sua gastronomia, e por tanta coisa boa que ela é…
O Andebol – Uma modalidade que enriqueceu esta bela cidade, os seus jovens atletas, que requeria há muito um estatuto digno da grandiosidade que tem no contexto nacional. Pedia aqui o lugar que há muito já tinha conquistado, mas com exigência de defesa de valores que o estatuto de grande modalidade exige.
O Clube – Nasceu da vontade de um punhado de homens que não sendo eborenses de raiz, o são de coração. Aqui vivem há muito, aqui tiveram os seus filhos, aqui os viram crescer, aqui quiseram construir para eles um lugar de prazer, de sã convivência e de prática desportiva salutar.
UM CLUBE, UMA ESCOLA
Diário da Republica nº 157 – 9 de julho de 1988 – III Série
“… foi constituída uma associação com a denominação, Évora Andebol Clube, com sede em Évora na rua de Machede, 53, Freguesia da Sé, tendo como fim promover os sócios, através da sua educação cultural, física, desportiva e nomeadamente fomentar a prática do Andebol na cidade de Évora …”
Foi assim juridicamente constituído o Évora Andebol Clube, que tinha nascido a 29 de julho de 1987 com objetivos bem definidos:
1 – Constituir-se numa escola de formação, atlética, desportiva e cultural dos jovens eborenses.
2 – Dimensionar-se para proporcionar aos jovens uma ocupação correta e salutar dos tempos livres.
3 – Preocupar-se com o acompanhamento dos atletas a nível escolar, apoiando os que economicamente são mais desfavorecidos.
4 – Organizar-se, de modo a que o clube não seja apenas o convívio dos jovens atletas, mas também dos seus familiares e amigos do clube e da modalidade.
5 – Expandir-se para alem das fronteiras naturais, levando aos recantos de todo o país e do estrangeiro o nome da cidade e da região.






